EDITORIAL

Faz sentido a “guerra” dos sistemas operativos?

Depois de mais de 18 anos a trabalhar com Windows, macOS e Linux, continuo sem perceber muito bem a necessidade de escolher um “vencedor”. São diferentes, têm vantagens e limitações, mas será que isso justifica a "guerra"?

Faz sentido a “guerra” dos sistemas operativos?
Ilustração digital | Pixel Magazine

Sou ávido utilizador de tecnologia desde miúdo. Comecei nos anos 80, com o ZX Spectrum, numa altura em que não havia internet e a tentação de querer “algo melhor” era ténue. Um vizinho tinha um Amiga 500 com gráficos de ficar de boca aberta, mas o meu grupo de amigos era todo do Spectrum, e assim os gráficos do Amiga ficavam esquecidos.

Hoje é o oposto. Há acesso a informação, opinião e reviews sobre tudo e, mesmo contentes com o que temos, ficamos sempre de olho no que os outros têm. E daí nascem as dúvidas. E, quase sempre, as discussões.

Sempre gostei disto

Sempre gostei de computadores e, sobretudo, do seu software. Era daqueles que punha o defrag a correr e ficava ali a olhar como se fosse um bom filme. Updates e novas versões pareciam Natal. Mesmo quando depois as diferenças eram poucas, era o bastante para explorar o sistema operativo a pente fino.

Como web developer, nunca larguei os computadores. Fui estando sempre a par das novidades e, ao longo de mais de 18 anos, usei profissionalmente os três principais sistemas operativos: Windows, macOS e Linux.

São diferentes? São. São assim tããããoooo diferentes? Se calhar não. E é precisamente aqui que a “guerra” de opiniões sobre sistemas operativos começa a não fazer muito sentido.

Windows: o rei da compatibilidade

Dá para trabalhar nos três. Uns são mais capazes pela compatibilidade com software, que é, no fundo, o que realmente faz a diferença. E nisso o Windows é rei. Os números confirmam-no. Segundo o StatCounter, continua a ocupar a larguíssima maioria do mercado desktop mundial. Contam-se pelos dedos de uma mão os programas verdadeiramente populares que não tenham versão para Windows. Em jogos, também continua a ser rei.

Mas toda essa compatibilidade, e os milhões e milhões de máquinas com Windows instalado, vêm com um preço: é de longe o alvo preferido de quem ataca. Não é que seja necessariamente “mais frágil” por natureza. É que é onde está toda a gente, e é para onde o malware é escrito. Vale a pena dizer que hoje o Windows já traz uma protecção decente de origem. Grande parte da lentidão e dos popups irritantes vem de camadas de antivírus de terceiros que muitos utilizadores acumulam sem precisar.

Linux: o pequeno gigante

E aqui entra o Linux. Com a sua fatia pequena de utilizadores no desktop e uma estrutura de permissões mais rígida, torna-se um castelo bem mais difícil de assaltar. Convém só não exagerar no argumento. No mundo dos servidores o Linux é dominante, e todos os 500 supercomputadores mais potentes do mundo correm Linux desde novembro de 2017, por isso é atacadíssimo nesse terreno. O sossego de que falamos é o do desktop, onde há poucas máquinas e pouco interesse em atacá-las. Não é uma qualidade mágica do sistema: é uma consequência de onde ele está instalado.

E a verdade é que, passo a passo, muito devagarinho, lá vai ganhando terreno. Com o empurrão da Valve, o Proton e o Steam Deck, a barreira dos jogos caiu de forma notória. No final de agosto de 2026 havia mais de 30 mil títulos do Steam classificados como Verified ou Playable, e o Linux ultrapassou pela primeira vez os 5% dos utilizadores do Steam em março de 2026.

Contra ele, tem a fragmentação. Não se consegue chegar a um consenso. Onde estão as apps? Numa loja? Qual loja? Package manager, qual? Como se instala a aplicação? AppImage? Flatpak? Snap? E isto é só a ponta do icebergue. Há um universo de distros, de interfaces gráficas e de opções, e toda a gente na comunidade tem a sua opinião, que parece nunca ser a mesma.

Mas eu acredito, e gostava muito de ver o Linux a crescer. Mais coeso, mais organizado, mas a crescer.

macOS: o mais equilibrado, mas…

E no meio destes dois mundos está o macOS. Estável, muito software disponível, simples de trabalhar. Na verdade, considero-o o mais equilibrado dos três. A base UNIX ajuda, a instalação e manutenção de aplicações é fácil, e a comunidade gaming, sem ser a do Windows ou a do Linux, é bastante maior do que há 5 ou 10 anos.

Onde já não lhe dou o benefício da dúvida é na velha ideia de que “tem poucos utilizadores, logo não é alvo”. Isso hoje é falso. Os infostealers passaram a ser o maior grupo de novo malware para macOS, com um aumento de 101% entre os dois últimos trimestres de 2024. E o perfil do utilizador de Mac, feito de profissionais, programadores e gente com carteiras de cripto, torna-o um alvo de maior valor, agravado por muita gente não correr qualquer ferramenta de segurança precisamente por acreditar no mito.

O macOS é seguro, sim, mas não por ter poucos utilizadores. É seguro pelas protecções que o próprio sistema oferece.

Depois tem o grande “se” para muita gente: está agarrado a um hardware. Quem quer experimentar tem de comprar um computador da maçã. E, com a passagem para os chips da Apple, já nem os caminhos alternativos de antigamente existem.

Então, faz sentido a guerra?

Na minha opinião, não, não faz.

No fim, é uma questão de gosto. De nos identificarmos com algo: seja pelo software, seja pela “filosofia” do produto, seja pelo uso que lhe damos. Os três podem ser máquina de diversão, de lazer e de trabalho.

Claro que há diferenças. E há coisas que um faz melhor do que outro. Mas depois de tantos anos a usar os três, custa-me cada vez mais olhar para estas discussões como se houvesse um vencedor absoluto.

O Windows é mais compatível. O Linux dá uma liberdade e uma capacidade de personalização que os outros não dão. O macOS oferece uma integração entre hardware e software difícil de replicar. Cada um tem os seus argumentos. E também os seus problemas.

E ainda bem que existem soluções diferentes para dar resposta a necessidades diferentes.

Talvez o problema esteja precisamente em transformar uma escolha pessoal numa guerra. Usar Windows, Linux ou macOS não precisa de ser uma declaração de identidade. É uma ferramenta. E, no fim, a melhor é simplesmente aquela que te permite fazer o que precisas de fazer sem estar constantemente a lutar contra ela.

Newsletter

Os artigos que importam, duas vezes por semana.

Terça e sexta, cinco minutos de leitura. Sem spam, cancelas quando quiseres.

Comentários · 0