Demorou, mas aconteceu: a Microsoft está a pôr o Defender nos desktops Linux. O que até aqui era um produto focado em servidores passa a ter uma variante pensada explicitamente para estações de trabalho, em especial as de developers e equipas técnicas. Como nota o The Register, isto não é o mítico “ano do desktop Linux”, é mais o ano da conformidade corporativa no desktop Linux.
O novo Microsoft Defender for Linux Workstations é uma extensão do já conhecido Defender for Endpoint. Nas palavras da empresa, traz “proteção, deteção, gestão de vulnerabilidades e resposta a nível empresarial” às máquinas com pinguins no ecrã. Na prática, os utilizadores de Linux vão ter antivírus, inventário e gestão de políticas de segurança, além de isolamento de dispositivos, tudo centralizado nas consolas que os departamentos de segurança já usam para Windows.
O lançamento está em public preview e não é para instalações caseiras. Exige o plano autónomo Defender for Endpoint Plan 2 ou subscrições Microsoft 365 E5 ou E7. O suporte depende da distribuição e da versão do kernel: RHEL, CentOS, Ubuntu LTS, SUSE Linux Enterprise Server e Oracle Linux estão na lista inicial de sistemas suportados, pensada claramente para ambientes empresariais. Não há um agente separado só para desktop, o Defender funciona da mesma forma que em servidores Linux, o que simplifica a vida aos administradores.
Para quem usa Linux todos os dias, sobretudo em portáteis como o TUXEDO Stellaris 16 ou em estações de trabalho com Ubuntu ou outra distribuição, o impacto é mais político do que técnico. Passa a ser possível às empresas meter estas máquinas debaixo do mesmo guarda-chuva de compliance, auditoria e resposta a incidentes que já aplica ao parque Windows. Isso significa mais visibilidade para as equipas de segurança, mas também mais controlo central sobre o que corre nos desktops Linux. Para quem sempre viu estas máquinas como o último refúgio longe das políticas da Microsoft, não vai soar propriamente a boa notícia.
De acordo com a Microsoft, a justificação é simples: há mais developers em Linux, logo mais interesse dos atacantes. A empresa já tinha anunciado Defender ATP para Linux em 2020, por isso o passo para workstation chega com vários anos de atraso em relação ao discurso oficial. Entretanto, a própria indústria mudou: empresas que apostam em Linux no desktop, como a Canonical com o recente Ubuntu 26.10, posicionam-se cada vez mais como opção séria para trabalho profissional e não apenas para servidores.
Quem quiser ir ao detalhe técnico pode espreitar a página oficial da Microsoft sobre como proteger desktops Linux com o Defender, onde estão descritas as capacidades e limitações atuais. A chegada do Defender ao desktop Linux não muda o equilíbrio de poder entre sistemas operativos, mas muda a forma como os departamentos de TI olham para as máquinas dos developers: deixam de ser uma excentricidade tolerada e passam a ser mais um endpoint sob vigilância. Para muitos, o problema não é o antivírus em si, é quem fica a segurar a chave mestra.
Fonte: The Register
Comentários · 0